AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES MARKETING OLFATIVO E A PROPAGANDA DA NEOSALDINA


O que tem a ver Aromatização de Ambientes Marketing Olfativo e a 
propaganda da Neosaldina??



Você já vai entender...

O ser humano naturalmente procura o prazer e evita o sofrimento.
Essa afirmação tem também seu representante no mundo do marketing.
Devido a sobrecarga de propagandas que estão  em todo lugar o espaço de tempo de atenção de uma pessoa a uma propaganda encolheu para 9 segundos.
Analisando as propagandas da TV por exemplo, podemos dizer que a grande maioria é desagradável, com uma verborragia descontrolada e irritante.  Muitas delas  nos obrigam a colocar o aparelho no modo “mudo” até que elas acabem tamanha é a sensação de incômodo que causam.



A esse fato observamos algumas reações como as novas tecnologias  que vêm surgindo para permitir que as pessoas fujam das propagandas na TV.
Um exemplo disso é o TIVO - gravador de vídeo digital também chamado de gravador de vídeo pessoal. O TIVO grava a programação da TV à cabo ou satélite excluindo a propaganda e utiliza um hard disk de computador para armazenamento.
A ausência de propaganda é um incentivo para as pessoas gastarem dinheiro com algo que eles já têm de graça!!

A poluição visual também é outro fator que causa desconforto. Somos bombardeados com letras garrafais, cores vibrantes e nossos olhos não têm uma linha de descanso.




Na contra-mão de tudo isso temos a Aromatização de Ambientes e o Marketing Olfativo que trabalham para produzir bem estar, sensação de calma,  transmitir energia  e aumentar a disposição, objetivos que variam de acordo com o local onde será aplicada.

Em hospitais e consultórios médicos por exemplo, onde o paciente tem que ficar esperando podemos utilizar aromas que reduzam a ansiedade e proporcionem calma e relaxamento.




Em uma concessionária de veículos podemos utilizar fragrâncias que transmitam energia, vontade, disposição  ou um cheiro de natureza dependendo do veículo que estiver sendo vendido.



Em lojas podemos difundir no ar uma fragrância de nos estimule a permanecer mais tempo no local pela sensação agradável que produz.

A aromatização de ambientes é um meio de “ falar” sem usar palavras.
Ela mexe com os instintos e emoções. 
Um ambiente corretamente perfumado amplia a percepção de valor de tudo que ele contém.  

Vai aí um dado  que não podemos desprezar: 75% de nossas emoções são geradas pelo olfato!! E isso ainda não está sendo considerado nas ações de marketing!!

Analise o contraste entre uma propaganda barulhenta na TV, comerciais que não acabam mais, poluição visual por toda parte , um vendedor ambulante tipo “ Paulo da Pamonha” – da propaganda da Neosaldina 



e  um ambiente   deliciosamente perfumado...



A que tipo da marketing você quer ser exposto?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemoração 15 anos - Renata Rogers de Castilho

Aromatização e "Efeito Proustiano"