AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES MARKETING OLFATIVO E A PROPAGANDA DA NEOSALDINA
O que tem a ver Aromatização de Ambientes Marketing Olfativo e a
propaganda da Neosaldina??
Você já vai entender...
O ser humano naturalmente procura o prazer e evita o
sofrimento.
Essa afirmação tem também seu representante no
mundo do marketing.
Devido a sobrecarga de propagandas que estão em todo lugar o espaço de tempo de atenção de
uma pessoa a uma propaganda encolheu para 9 segundos.
Analisando as propagandas da TV por exemplo, podemos dizer que a grande
maioria é desagradável, com uma verborragia descontrolada e irritante. Muitas delas nos obrigam a colocar o aparelho no modo
“mudo” até que elas acabem tamanha é a sensação de incômodo que causam.
A esse fato observamos algumas reações como as novas tecnologias
que vêm surgindo para permitir que as
pessoas fujam das propagandas na TV.
Um exemplo disso é o
TIVO - gravador de vídeo digital também chamado de gravador de vídeo pessoal. O
TIVO grava a programação da TV à cabo ou satélite excluindo a propaganda e
utiliza um hard disk de computador para armazenamento.
A ausência de propaganda é um incentivo para as pessoas
gastarem dinheiro com algo que eles já têm de graça!!
A poluição visual também é outro fator que causa
desconforto. Somos bombardeados com letras garrafais, cores vibrantes e nossos
olhos não têm uma linha de descanso.
Na contra-mão de tudo isso temos a Aromatização de Ambientes e o Marketing Olfativo que trabalham para produzir bem estar, sensação de calma, transmitir energia e aumentar a disposição, objetivos que variam de acordo com o
local onde será aplicada.
Em hospitais e consultórios médicos por exemplo, onde o paciente tem que
ficar esperando podemos utilizar aromas que reduzam a ansiedade e proporcionem
calma e relaxamento.
Em uma concessionária de veículos podemos utilizar fragrâncias
que transmitam energia, vontade, disposição ou um cheiro de natureza dependendo do veículo
que estiver sendo vendido.
Em lojas podemos difundir no ar uma
fragrância de nos estimule a permanecer mais tempo no local pela sensação
agradável que produz.
A aromatização de ambientes é um meio de “ falar” sem usar
palavras.
Ela mexe com os instintos e emoções.
Um ambiente corretamente
perfumado amplia a percepção de valor de tudo que ele contém.
Vai aí um dado que
não podemos desprezar: 75% de nossas emoções são geradas pelo olfato!! E isso ainda não está sendo considerado nas ações de marketing!!
Analise o contraste entre uma propaganda barulhenta na TV, comerciais
que não acabam mais, poluição visual por toda parte , um vendedor ambulante
tipo “ Paulo da Pamonha” – da propaganda da Neosaldina
e um ambiente deliciosamente perfumado...
A que tipo da marketing você quer ser exposto?
Comentários