CHEIROS E EMOÇÕES

Condicionamento odor-emocional

Segundo Rachel Herz, odores não só disparam emoções como eles também pode se tornar emoções. Seus estudos demonstraram que odores podem literalmente ser transformados em emoções através de associação e então agir como indicadores para as próprias emoções influenciando como nos sentimos, como pensamos e como agimos. Rachel chama isso de condicionamento odor-emocional.
Em suas experiências ela descobriu que ligando sentimentos de frustração com um odor não familiar seria posteriormente possível fazer aquele odor alterar o comportamento do individuo levando-o a experimentar um estado de frustração.



Em um de seus estudos, crianças que experimentaram um odor que tinha sido associado a uma tentativa frustrada de atravessar um labirinto mostraram menos motivação e se saíram pior em um simples teste quando eram expostas àquele odor. O simples fato de sentirem o odor novamente as ligada à tentativa frustrada de atravessar o labirinto e as colocava novamente neste estado de espírito.


Em outro de seus estudos, adultos expostos a um odor associado à frustração gastavam menos tempo e estavam menos motivados a resolver um desafio com palavras, quando submetidos ao tal odor quando comparados a outros que realizaram  o mesmo processo  porém não foram submetidos ao odor associado à frustração.
Para os participantes em desvantagem o odor se tornou tão condicionante que posteriormente a presença do odor isoladamente podia influenciar os indivíduos a se comportar de forma frustrada e desmotivada.




A simples presença do odor causou o mesmo comportamento que a experiência real da situação.




Associações Positivas




Por outro lado associações positivas podem conduzir a condicionamentos positivos e existem muitas aplicações potenciais e benefícios à sociedade que poderiam ser desenvolvidos a partir dessa conexão.
Conectar sentimentos de competência intelectual a um odor específico e então usar este odor quando o indivíduo é confrontado com desafios no trabalho ou na escola, geraria um condicionamento odor-emocional positivo que poderia ser um coadjuvante na melhora do desempenho.” Rachel Herz.The Scent of Desire

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemoração 15 anos - Renata Rogers de Castilho

Aromatização e "Efeito Proustiano"

AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES MARKETING OLFATIVO E A PROPAGANDA DA NEOSALDINA